A fase alfa do Hub de Mapeamento Aberto - América Latina começou a tomar forma em março de 2022 e tem quatro objetivos claros:

> Apoiar projetos locais que trabalhem com dados cartográficos abertos, mostrando como podem contribuir para o bem-estar das pessoas.
> Envolver-se com as comunidades locais e documentar as questões e oportunidades para as quais o mapeamento aberto pode contribuir, construindo relacionamentos e apoio entre pares, HOTs, comunidades, organizações e governos.
> Conectar os diferentes atores regionais e apoiar oportunidades que beneficiem o conhecimento de Mapeamento Aberto em toda a América Latina, para apoiar a infraestrutura de dados abertos na região.
> Desenhar com comunidades, voluntários e outros atores do mapeamento aberto da região o que o Hub poderia ser e fazer.

Desta forma documentaremos experiências que testaram conceitos, modelos e abordagens aplicáveis ao trabalho do Eixo no terreno, facilitando assim o desenvolvimento de atividades futuras como formação, mapeamento de processos, financiamento, alianças estratégicas e, sobretudo, alcançar o grande objetivo de lograr uma melhoria nas comunidades latino-americanas através do uso de tecnologias de dados geoespaciais.